Wednesday, December 14, 2005

Why not so funny?

Perdas e Ganhos - 14/12/2005


A nova geração de palhações - alegria? arre! Posted by Picasa

Estou tentando, e nisso vai um tom bem de blog, bem ao gosto confessional dos blogs, estou tentando fazer nesse meu/nosso Perdas e Ganhos uma espécie de balanço contábil no conteúdo emocional dos posts publicados. Estou fugindo, ou pelo menos tentando fugir dos posts tipo "mar de fel", fazer com que os "Ganhos" ganhem a parada, que vença a bondade, o sucesso, o amor, a amizade, a alegria, a felicidade, o lado bom da vida.

Achei que estava na hora de um post up, uma coisa para cima, alegre. Pensei numa imagem que representasse a alegria, e embora saiba que o meu pensar não ultrapassou o trivial, na hora lembrei de um palhaço, a figura que representa/va esse mito da alegria, mas com um componente do medo dos tempos de criança. Procurei na internete uma imagem de um palhaço, uma imagem alegre.

Já fui preparado para escolher entre as milhares de imagens de palhaços ou palhaças, a de melhor maquiagem? sorriso mais alegre? a mais colorida? a mais expressiva? Qual nada! Começou um desfile de palhaços que me deixou com cara de palhaço; palhaços "natural born killers", palhaços vampiros, palhaços loucos, palhaços sádicos, palhaços misteriosos, palhaços eroticos, suicidas... bem, quer dizer mal, aonde foram parar os palhaços lúdicos, os alegres?

Posted by Picasa

É claro que encontrei alguns palhaços "palhaços", como todos supõem que devam ser ou se parecer. Posso ser acusado de estar estereotipando a figura do palhaço, seria isso? Querem saber? Eu acho que estou mesmo! Esperar que um palhaço pareça alegre não é nada demais, é uma espécie de estereótipo positivo, um lugar comum saudável, não lhe parece? No final das contas não sei se consegui o meu intento, não sei se este post conta como Perda ou como Ganho, o que vocês acham?

No comments: