Friday, December 09, 2005

Democracia Chinesa?

Veja e Leia - 09/12/2005

Estava lendo sobre uma marcha promovida pelos habitantes de Hong Kong, quando quase 100 mil pessoas saíram às ruas, protestando e exigindo a democracia prometida há oito anos, época em que o Reino Unido devolveu a antiga colônia à China. Dizem que conselho não é bom, mas mesmo assim me arrisco a aconselhar esse pessoal a escolher cadeiras bem confortáveis para esperar pela democracia chinesa!

Essa propalada abertura da China para os mercados ocidentais deve ser creditada a uma necessidade de sobrevivência econômica e não a uma mudança de postura quanto ao regime. Apesar da propaganda comunista, a realidade é exatamente ao contrário do que muitos afirmam, são os regimes comunistas - e não os capitalistas! - que nunca deram respostas às necessidades economicas das nações sob o jugo comunista.

A China não é nenhuma exceção, só toma providências para fugir do houve com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que literalmente quebrou - e que provocou a queda do muro de Berlim -, adotando medidas econômicas. O regime de Pequim continua tão duro e anti-democrático quanto antes, imprensa, internete censuradas, e o povo sob restrito contrôle do governo - mais ou menos como ocorre na ilha paraíso de Fidel Castro -, confirmando o que todo mundo sabe: os regimes comunistas são pródigos em exigir democracia no "pátio dos vizinhos".

Portanto, infelizmente, mas é a dura realidade, é bom esse pessoal de Hong Kong ir arrumando boas acomodações para esperar pela democracia; sabe como é, ficar em pé esperando dá um cansaço danado...

No comments: