Thursday, December 15, 2005

Natal Gaudério I

Glub, Blog - 15/12/2005


Mas o Libório, taura criado nesses pagos do sul, aqui nesse mundão do Rio Grande do Sul, não se "acostumbrou" com esse "tar" de natal, nem com Papai Noel, coisa "das európia". Por aqui só tem Boitatá, Negrinho do Pastoreio, Salamanca do Jarau e outros bicho mais. Mas velhinho com touca vermelha e pompom na cabeça, isso não!

Pois contam que o Libório estava trabalhando na Fazenda da Ferradura, lá pros lado de Bagé, tosquiando umas ovelha ede tudo um pouco mais, que em fazenda "peão tem que sê bem mandado", senão não chega a cria gordura, dura pouco. O patrão e dono das terras era um tal de Vespasiano, que tinha casa em Bagé e na estância também.

Quando chegou no final do ano, perto da época do natal, o patrão resolveu trazer a família pra festejar na casa da estância. O Líbório não tava, tinha ido buscar umas ovelhas lá para os lados do Caverá. Vespasiano chamou o Toninho, que era o peão mais bem fornido de barriga, para fazer o papel de Papai Noel; sem jeito, era ser ou ser. (continua...)

1 comment:

Lapierre Médias© said...

Hi from canada.
Yours blog is very interesting!
Keep on going .