Friday, December 02, 2005

São Todos Inocentes

Meu - 02/12/2005

Dentro do nosso sistema legal, justiça seja feita - já que falamos dela - todos são inocentes até prova em contrário. E vou falar uma coisa para vocês, muitos dos que - realmente - cometem os delitos, dizem desafiadoramente: "provem!". Não é um desafio qualquer, uma basófia, eles sabem o que dizem, conhecem nosso sistema jurídico, sabem que a tarefa de provar não é fácil. E, tanto mais difícil é provar quanto mais ladino o perpetrante do delito - por não deixar pistas - e quanto mais poderoso é o perpetrante do delito.

O que se vê, o que se ouve têm o cheiro, tem a marca da ilegalidade, tem o traço da corrupção. São movimentações financeiras - ao milhares - em dinheiro vivo - peloamordeDeus fujam dos cheques! -; sigilos telefônicos que não revelam nada - e não conversem nada importante nos telefones! -; investigações demoradas com dados que não chegam ou que demoram muito a chegar; montanhas de negativas, ninguém viu nada, ninguém ouviu nada, ninguém sabia de nada.

São testas de ferro responsáveis por esquemas milionários, funcionários de baixo escalão tomando decisões privativas da mais altas direções; mas ninguém consegue provar nada, e como provado não está, e assim manda a lei, são todos inocentes. Como não há provas e não há culpados, chega-se a conclusão que nada disso ocorreu, que tudo não passa de sonho...

No comments: