Sunday, December 18, 2005

Natal Gaudério II

Glub, Blog - 18/12/2005


(Continuação do Post anterior - Natal Gaudério)
Quando o Libório voltou com as ovelhas das bandas do Caverá a fuzarca já estava toda armada, mas não se lembraram de contar pro vivente o que tinham preparado; nem que o Toninho tinha sido "contratado" para interpretar o Papai Noel na festa de natal da familia do seu Vespasiano, o patrão e dono na estância.

O tempo passou e chegou o dia da véspera de natal, que é quando se comemora o evento. O Toninho abandonou as lides no campo bem cedo, tinha que tomar um banho caprichado e ainda vestir a fantasia de Papai Noel. O Libório estava envolvido com a função de preparar o churrasco para a festança da noite, que o natal pode ter as suas tradições, mas gaudério que é gaudério não troca uma picanha gorda por um peito de perú qualquer.

Quando se aproximou do horário da meia-noite, o Libório, que estava entertido cuidando da carne que assava na churrasqueira, avistou ao longe alguém que se achegava da casa todo fantasiado de vermelho, com um chapéu também vermelho com pompom, barba branca e um grande saco nas costas. Libório não teve dúvidas, puxou do tresoitão na cintura e saiu dando tiro naquele diabo vermelho.

O tal do diabo vestido de vermelho saiu em uma grande disparada e desapareceu no meio da noite. Nunca mais se soube notícia do Papai Noel ou do Toninho; segundo contam as más línguas, naquele ano teve um natal mais gordo, com presentes inesperados, no outro lado das barrancas do Rio Uruguai.

No comments: