Tuesday, December 20, 2005

Você quer ser gordo ou feliz!

Perdas e Ganhos - 20/12/2005

O que têm de gordo feliz no pedaço não é pouco, porque nem todo gordo quer/ou precisa emagrecer, tem muito gordo satisfeito com o seu, digamos, "fisíco". Nem todos nasceram para ser modelos, aqueles tipos esqueléticos, ou até mesmo os tipos atléticos, barriga de tanquinho e corpo malhadaço, tem os de corpo farto, aqueles que dão mais prazer, com folga e com sobra.

Eu conheço muitos gordos que emagrecem, ficam até mais bonitos se você pegar como base de beleza os modelos que desfilam nas revistas de moda; mas tem um senão, quase todos eles ficam tristes. Não sei se é frunto de alguma mudança hormonal, se é fruto do sofrimento por causa do regime alimentar, mas eles ficam quase que invariavelmente tristes, muito tristes.

Eu ouvia uma amiga contar a história do seu vizinho, o Geléia, cara amigo, bonachão, brincalhão, sempre alegre, em suma, um gordo. Pois o Geléia resolveu fazer uma dieta alimentar, resolveu que era a hora de perder peso. Deu certo, fruto da sua determinação, o Geléia ficou sendo Geléia só no nome, o resto ficou durinho, tudo no lugar, o Geléia ficou um gato. Não virou um Garfield, virou um gato magro.

Mas o Geléia não quebrou a regra das transformações, ele se transformou de um gordo alegre em um magro triste. Quase como uma maldição, como se o indivíduo não tivesse o direito a ter as duas coisas. Lembro de uma pergunta dos tempos da faculdade de engenharia, como lá só havia mulher feia, dizem que Deus pergunta para as mulheres ao nascer: Você quer ser bonita ou cursar engenharia? Aqui a pergunta é outra: você quer ser magro ou quer ser feliz?

No comments: