Monday, December 05, 2005

L'esprit de l'escalier

Perdas e Ganhos - 05/12/2005

L'esprit de l'escalier - do francês, significa literalmente "o espírito da escadaria". Designa aquela resposta esperta que só nos ocorre quando o momento certo já passou. Só depois que já formos embora, que nos afastamos abatidos é que pensamos que poderíamos ter dito isso ou aquilo. Mas agora já é tarde demais, porque já no afastamos do local, estamos indo embora, "nas escadarias".

Não sei, eu acho que me falta esse espírito do corredor, do momento, e me sobra o de escadaria, o atrasado - pra não dizer retardado, né?; confesso que me falta aquele espírito atilado - e afiado! - para a resposta pronta e imediata, para aquele toma cá dá lá!, sabe como é? Essas respostas atrasadas são a maior "merde", elas nunca tem - e nunca terão - o mesmo efeito daquele verdadeiro "tiro à queima-roupa" que é a resposta imediata, "na lata".

Quando você está "na escadaria" chega a dar "um giro nos calcanhares", dá uma vontade tremenda de voltar, mas aí já é tarde, o momento mágico já passou. O pior de tudo é que para isso não adianta muito treinar, nunca melhora muito, é uma coisa inata, ou você tem, ou você lamenta...

No comments: