Sunday, December 04, 2005

Os demônios da Internet

Adido - 04/12/2005

Só há duas coisas que não se deve fazer com essa rede - como de resto com tudo -, com a internet: demonizá-la ou endeusá-la. A rede em si não é nada, é um mero instrumento, só passa a ser algo quando habitada por alguém, por nós, que lhe damos vida. O que torna a rede mehor ou pior são as pessoas que a habitam; e isso, embora lógico, parece ser esquecido por alguns que a criticam com se fosse um ente dotado de vontade própria.

Vejo muita gente falando mal do Orkut, de conter profiles enganosos, uma sociedade, uma rede virtual habitada só pelos bons, sete milhões e meio de bons, os melhores indivíduos do mundo reunidos num só lugar. Profiles não se "autopreenchem", não é mesmo? Eles são assim por culpa de quem os faz assim; se nós não temos autocrítica, os nossos profiles revelarão isso.

Mas, sempre tem um mas, não adianta preencher profiles maravilhosos, com qualidades insofismáveis; sempre haverá alguém que você não consegue enganar: a você mesmo, a sua consciência, ela estará sempre lhe acusando de falsário, de ser um mentiroso; ela revelará o seu verdadeiro eu, com todos os seus defeitos, com todas as suas qualidades.

No comments: