Thursday, December 22, 2005

Descriticando o Natal

Morango II-Usa - 22/12/2005


Papai Noel Image hosted by Photobucket.comO que é hoje mesmo? A ante-ante-véspera do natal, é isso? Pois eu estava analisando algumas crônicas e alguns comentários que escrevi em outros blogs sobre o natal. Eu tenho essa mania de ficar procurando erros e defeitos, naquilo que escrevo. Será uma virtude ou um defeito? Eu não sei, só sei que é mania mesmo. Pois foi exercitando este meu lado crítico que cheguei a conclusão de que a minha opinião sobre o natal não é isenta; boazinha essa né?

Vou explicar essa aparente - só aparente - contradição. Para que qualquer crítica tenha validade, você tem que estar numa posição que lhe permita a isenção quanto ao comportamento adotado. Pois eu defendi que a data perdeu o seu real sentido, que não passa de uma data comercial - como de resto as outras datas consagradas a outros eventos, todos os famosos "dias de", "dias do" ou "dias da".

Acontece que eu não me encontro nessa condição; muito antes pelo contrário, tenho vários aspectos que depõem contra minha condição de isento. Não tenho filhos ou afilhados pequenos, que seriam prejudicados se não ganhassem algo na data natalina; e, mesmo que os tivesse, a minha condição econômica-financeira atual não permitiria grandes arroubos nas compras "papainoelescas".

Vamos combinar: receber e, principalmente, dar presentes é algo muito bom! Quem não gostaria de presentear amigos e familiares com bons presentes? O conteúdo da crítica não é contra os presentes, é contra a associação dos presentes com data, uma coisa que não tem nada a ver com a outra. Mas como "me dê um motivo", não resta dúvida, é uma boa data como outra qualquer.

No comments: