Saturday, December 17, 2005

Chega de Chuvinha!

Bandeide-Usa - 17/12/2005

Chuvinha, não estou falando de chuva que é coisa bem diferente, chuvinha tem esse diminutivo que compromete - eu sempre digo, desconfie dos diminutivos! - e está incluída entre as coisas mornas, as nem quentes, nem frias, uma tipica indecisão climática. Sem querer ser grosso, mas no popular é aquilo que "não fede e nem cheira" - só faltou o não solta as tiras para a propaganda da sandália. Em questões de clima sou um imoderado, um tipo oito ou oitenta, daqueles que preferem que chova canivete ou que faça sol.

Eu costumava chamar esse tipo de chuva, com o perdão da má palavra, de chuvinha "fudedeira", aquela que só presta mesmo pra f..., literalmente falando, ocasião em que tanto faz - quem vai ligar para o tipo de clima que está fazendo numa hora dessas? - ou pra f... a paciência de nossotros. Eu já sei, é uma briga boba essa com o clima, tanto faz, brigar não resolve mesmo, mas não custa desabafar.

Mas o tempo tem andado assim aqui pelas bandas do sul, em praticamente em todo o sul do país, desse jeito que eu não gosto, e não sou só eu, para o pessoal que vive da agricultura a coisa está feia. No interior do estado tudo muito seco, a safra agrícola no ano passado "foi pra banha" e a desse ano - eu temo - que esteja indo para o mesmo caminho. Mas como já falei antes, para isso não tem remédio, o jeito é esperar que o humor de São Pedro mude, que o clima ajude, e as coisas voltem ao normal.

No comments: