Tuesday, December 13, 2005

Perdedores x Ganhadores

Perdas e Ganhos - 13/12/2005


Desse jogo que eu estou falando não tem a menor graça, não dá nem para a saída, nós os consumidores - o povo - somos os perdedores eternos, perdemos para o mercado financeiro de goleada, nesse país que é o paraíso terrestre dos juros, onde um verdadeiro crime de extorsão é práticado com o beneplácito do governo e das autoridades; ano após ano, governo após governo, é sempre a mesma história.

Pois agora o mercado de cartões de crédito já decidiu - até pelos consumidores, mostrando quem é que manda, afinal - que este ano será "o natal dos cartões de crédito", e já fez o anúncio prévio, fornecendo inclusive os numeros previstos para o aumento (parece que será de 24% sobre o ano passado). Devem ter tomado por base os juros tentadores que as operadoras de cartões de crédito estão oferecendo para os seus associados, alguma coisa em torno de 11 ou 12% ao mês. Eu acho que só pode ser por isso, não vejo outro motivo plausível para alguém endividado e sem dinheiro, vá se afundar numa dívida impagável dessas, coisa só comparável ao que faz um agiota.

O Brasil tem dessas coisas inexplicáveis e assustadoras, e não pense que é só a mim que elas assustam, não mesmo, são números que assustam os operadores, os donos desses negócios no exterior. Eles perguntam para os seus, como vou chamá-los, digamos associados aqui no Brasil: "Mas eles - eles, aqui no caso o povo, os brasleiros, nós - vão pagar tudo isso de juros? Isso é um absurdo!", eles não conseguem acreditar que possa existir um povo tão, como eu diria de uma forma mais amena, um povo tão, digamos simples, que se disponha a ser explorado dessa forma.

Mas eles são tranquilizados, são avisados pelos seus, como eu diria de uma forma mais amena, comparsas, não, é melhor chamá-los de seus "associados" aqui do Brasil de que o nosso povo é bem mandado, é cordeir..., não, não é isso, é ordeirinho, quer dizer, é ordeiro, ensinadinho, não costuma reclamar, já está acostumadindo a pagar com seu rico dinheirinho sem reclamar nadinha, paga tudinho que é pros riquinho ficar cada vez mais riquinho.

E como diz o Ubaldo, o Ribeiro: E viva o povo brasileiro!

No comments: