Thursday, December 15, 2005

Duros Ensinamentos

Bandeide - Usa - 15/12/2005

Esperar que um político admita claramente que estava totalmente errado na sua decisão, ainda mais quando essa decisão foi de mandar que suas tropas invadissem um país sem o menor motivo para isso, é esperar demais de um político. Bush foi até onde podia, o seu limite, até o limite dos políticos, disse que "é verdade que muito do que a inteligência informou estava errado." (i.e., não havia armas de destruição em massa) "Como presidente, eu sou responsável pela decisão de invadir o Iraque." E mais não disse porque não podia.

Essa declaração foi feita depois de 1.000 dias do início do confronto, depois de aproximadamente 30.000 mortes iraquianas, 2.140 mortes norte-americanos e um número ainda não estimado, embora menor, de mortes dos membros das forças aliadas. Nisso tudo fica uma lição, um ensinamento, fugir dos maniqueísmos, quem se associou imediatamente a causa americana, aqueles que emprestaram toda a credibilidade aos mocinhos, hoje devem estar se questionando.

Saddan era um ditador terrível? Não resta a menor dúvida, mas tudo tem que se feito dentro do império da lei para que possa ter legitimidade, as Nações Unidas existem para resolver este tipo de problema. A ninguém é dado o direito de arvorar como "paladinos do mundo", depois acontecem coisas desse tipo, aí confessam que estavam errados (?). Resolve afirmar isso agora?

No comments: