Tuesday, December 06, 2005

O fim da transição

Veja e Leia - 06/12/2005

"A transição chegou ao fim na Venezuela", com esta frase o presidente da Assembléia Nacional, Nicolas Maduro, do partido Movimento Quinta República (MVR), de Chávez, depois do processo eleitoral visando renovar a Assembléia Nacional do País, com o comparecimento de apenas 25% do eleitorado, comemorou a vitória do seu partido.

A frase é enfática. Por ser "final da transição" - subtende-se - deve se iniciar um período definitivo e permanente, imutável. Faz sentido, é o que normalmente ocorre nesses governos populistas onde os governantes costumam se perpetuar no poder (vide Fidel Castro em Cuba), são eleições presidenciais com características vitalícias - quase um reinado, entonces, viva el rei! Longa vida ao rei!

Aqui a fórmula não foi tentada, ou o método não funcionou muito bem, a tal compra de votos parlamentares não foi bem arquitetada - ou então o esquema não foi bem combinado ou - quem sabe? - ensinado no tal de Foro de São Paulo - que uns preferem esquecer convenientemente. Sempre têm os alunos com mais dificuldade de aprendizagem, isso é normal em qualquer grupo.

Eu sei, eles devem ter explicado aos seus mestres que aqui o pessoal "dá nó em pingo d'água", que não é muito fácil de enrolar a turma. Mas não se preocupem, eles vão tentar novamente, eu conheço essa turma, eles não são daqueles que desistem fácil, assim na primeira, sabe como é, todo aprendizado vem com a prática...

No comments: