Saturday, December 17, 2005

Mensagem na garrafa

Perdas e Ganhos - 17/12/2005

Com os tempos tudo vai perdendo o romantismo, colocar uma mensagem numa garrafa e jogar no oceano já foi recurso desesperado de naufrago, forma romântica de declarar o seu amor - embora pouco prática -, uma brincadeira, e hoje, com a ajuda de um gps, é uma maneira eficiente de identificar as corrente marítimas.

Exatamente quinze anos, quatro meses e três dias depois de jogada no oceano, uma nota dentro de uma garrafa, escrita por Emi Komasu em Hiroshima no Japão, foi encontrada numa ilha no Hawai. A nota dizia: "May 15, 1987 / Dear, / How do you do? / We're Showa High School students in Hiroshima. Now we're going to Tanegashima Island and Kagoshima on a school excursion. This is one of the bottles which all of the students are making float on the sea. / If you will read this letter and send your letter, we'll be very glad. / I'm looking forward to your letter. / Faithfully, Emi Komasu tradução)"

Não sei quantas garrafas a turma de Emi Komasu jogou ao mar, mas se este é o tempo que um naufrago tem que esperar para que uma das suas garrafas de pedido de resgate seja encontrada, ou para que alguém leia a sua apaixonada declaração de amor, é conveniente começar pensar em outra forma de ser resgatado ou de encontrar a sua alma gêmea.

*Tradução - 15 de maio de 1987 / Querido(a) / Como está você? / Nós somos estudantes do Colégio Showa em Hiroshima. Nos estamos indo agora para as ilhas Tanegashima e Kagoshima num excursão do colégio. Esta é uma das garrafas as quais os estudantes estão fazendo flutuar no mar. / Se você ler esta carta e mandar-nos sua carta, nós ficaremos muito felizes. / Eu estarei esperando por sua carta. / Esperançosamente, Emi Komasu.

No comments: