Tuesday, December 13, 2005

Tudo a seu devido tempo

Morango2-Usa - 13/12/2005

"Ah, mas que significam os versos, quando os escrevemos cedo! Devia-se esperar acumular sentido e doçura durante toda a vida, e então, só no fim, talvez se pudessem escrever dez versos que fossem bons. (...) E também não é ainda bastante ter recordações. É preciso saber esquecê-las quando são muitas, e é preciso ter a grande paciência de esperar que elas regressem." - Rainer Maria Rilke.
Os poetas são interessantes, consideram que os versos da época das paixões, dos amores da juventude, não são bons, não tem valor. Os bons poemas são os do tempo da maturidade, depois que a vida já lhes ensinou que na vida temos alguns amargos, já lhes proporcionou algumas desilusões. Rilke fala em "acumular doçura durante toda a vida", a qual doçura estaria o grande poeta Rilke se referindo?

Talvez a doçura do diabetes, a do excesso de açúcar no sangue, depois que um pâncreas já cansado, com um déficit na produção de insulina não consegue mais executar a sua função com perfeição. Velhos acumulam anos, rugas no rosto, experiências, é verdade, mas não doçuras, eu diria se pudesse para o grande poeta Rilke.

A cada tempo com a sua realização, a cada tempo com as suas belezas, por acaso não são belos os versos infantis que dizem que a "batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão"?

No comments: