Friday, November 25, 2005

Vender a Alma ao Diabo

Veja e Leia - 25/11/2005

Não sei se o título deste post está bem correto; mas tudo bem, vamos desenvolver o assunto e depois teremos condição de julgar a sua adequação com o teor do texto. Eu quero falar sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol deste ano, principalmente dessa confusão toda que se instalou depois da descoberta que havia manipulação de alguns resultados por parte de um ou dois árbitros.

Primeiro é preciso dizer que os acontecimentos só me interessam no campo da repercussão social dos fatos, ou seja, a análise do futebol como uma diversão do nosso povo. Eu respeito os apaixonados pelo esporte, mas pouco se me dá os aspectos esportivos, clubísticos, de torcedor, quem vai ganhar de quem, etc.

Segundo dizem alguns entendidos em legislação esportiva, as partidas não poderiam ter sido anuladas sem uma análise mais detalhada de cada uma delas. O fator determinante da anulaçao não seria a afirmação dos autores das supostas fraudes na arbitragem, mas a constatação fática da existência das fraudes. Esse procedimento evitaria que no futuro se anulasse qualquer jogo baseado na simples declaração de um árbitro.

Assim, a anulação das partidas teria sido um erro. Segundo dizem que não teria sido bem um erro, mas sim uma "solução de encomenda", visto que a decisão favoreceu o Corinthians, um dos times de maior torcida do Brasil. O favorecimento do time favoreceria o aumento da audiência, que, por sua vez, favoreceria a venda de pacotes da Globo cabo, etc; são boatos, não posso falar nada sobre o assunto, confesso que não sei nada a respeito.

Eu acho que os clubes brasileiros "venderam a alma ao diabo" quando negociaram a transmissão do campeonato. A rigor, quando assim procederam acabaram por perder o contrôle administrativo e técnico do certame, agora tudo é feito para beneficiar horários (o futebol chegou ao absurdo de perder o horário das nove - um fenômeno mundial - por causa da novela da nove!), datas, fórmulas que atendam a emissora detentora dos direitos de transmissão.

Pode-se alegar que havia a necessidade de captar recursos financeiros para atender aos compromissos dos clubes, os eternamente endividados; mas eu acho que sempre houve incompetência - ou má fé? - administrativa na maioria dos clubes brasileiros. Agora, quem vendeu sua alma que não chore quando chega o momento de efetuar a entrega...

No comments: