Saturday, November 26, 2005

A curiosidade e os ídolos...

Perdas e Ganhos - 26/11/2005

Eu não me considero uma pessoa curiosa, não sei se isso é qualidade ou defeito, bom ou ruim, este é o meu jeito de ser. Dentro desse tema, não consigo entender a fixação que as pessoas têm pela vida das celebridades. Meu posicionamento, nesses casos, é um só: interessa-me a parte pública e profissional, quanto à parte privada, não me diz respeito, não conta.

Ah!, mas para entender o trabalho de determinado pintor é necessário entender as motivações psicológicas que o levaram... Tudo bem - ou tudo mal -, nesse caso eu ficarei sem saber as suas motivações psicológicas - a menos que seja possível ler um estudo, uma biografia, que isso seja do conhecimento público -, tentarei entender o seu trabalho daquilo que eu possa depreender observando as suas telas.

Resta incompreensível, para mim, esse verdadeiro culto à pessoa do artista; esse verdadeiro endeusamento irracional que os fãs tem para com os seus ídolos. Todos querendo saber se o ídolo casou, se não casou, se saiu, ou com quem saiu ou se está saindo. Só quero saber se é um bom cantor, compositor, pintor, ator, enfim, se é competente na profissão que escolheu.

Acho até válido quando alguém, como no caso do Pelé, ao falar de si, do atleta, usa a terceira pessoa do singular - embora muitos achem este tipo de comportamento pedante. Ao falar como se fosse uma outra pessoa, ele parece querer enfatizar, separar a pessoa Edson Arantes do Nascimento - esposo, pai, empresário, etc - da figura pública, do atleta mundialmente conhecido, Pelé.

No comments: