Tuesday, November 15, 2005

Eventos do Dia

Morango e Chocolate - 15/11/2005

A data de hoje marca, além da efeméride republicana, que já foi motivo para maiores comemorações, o encerramento da 51ª Feira do Livro de Porto Alegre/RS, um dos maiores eventos da cidade. Com tantas atitudes "pouco republicanas", como gostam de falar nossos nobres representantes no Planalto Central, prefiro falar da feira, falar dos livros.
Porto Alegre, para minha alegria, é uma cidade de muitos leitores, e que tem uma ligação especial com a leitura, com livros. Lê-se muito pouco no Brasil, menos de dois livros per capita anualmente (contra 4 da maioria dos países latino-americanos e dos - impressionantes - 25 dos europeus! - ninguém é primeiro ou terceiro mundo por acaso).
Essa afinidade, esse namoro de Porto Alegre com a leitura e os livros não nasceu por acaso. São raízes antigas que devemos muito à importante participação dos colonos europeus na formação do estado, principalmente os italo-germânicos e judeus.
Pois foi com a disposição de uma criança numa loja de brinquedos, que visitei a Feira do Livro desse ano; voltei carregado de sacolas, com 22 novos livros* e com a sensação de ter deixado outros tantos "que tantos eu queria, mas sem aquele outro tanto de dinheiro necessário..."
Para não dizer que só falei das flores dos velhos jacarandás da Praça da Alfandêga - tradicional local onde se realiza a feira -, sinto uma certa frustração ao conferir a lista dos livros mais vendidos. Entre os da chamada boa literatura, vejo que o mais vendido é um manual de culinária.
Nada contra "gourmets", "gourmants", ou que eu tenha qualquer desprezo pela cultura culinária, ou pelos amantes da boa mesa, só me dói ver um "manual" como o livro mais vendido. Soa sacrílego, quase como se o título dele fosse: "Como trocar um pneu em dez lições".
*Não ganhei na loteria! Fora cinco títulos mais ou menos atuais, que podem ser considerados lançamentos, os outros foram comprados nos "balaios de ofertas" - e cheios de ofertas boas!

No comments: