Wednesday, May 02, 2007

Números estranhos

A estatística, a geografia econômica foi brindada com algumas novas descobertas, alguns números e expressões mágicas que mudaram a realidade das ciências em apreço. Coisas como "série histórica", "emprego informal", "nova série de contas" e outros termos, escondem formulismos destinados a ver a estatística com "novos olhos".

Agora há pouco, num episódio bastante divulgado, nosso país aumentou o seu pib usando uma mágica! Para isso não foi preciso aumentar o seu produto interno bruto, mas apenas revisar as fórmulas de cálculo do mesmo. As chamadas "séries históricas" serviram - entre outras coisas - para expurgar índices pouco confortáveis, por exemplo, o pib muito alto do período da ditadura - não vale a pena fazer propaganda daquela época.

Em anos passado uma norma do governo federal que proibia a divulgação de indicadores econômicos pelo IBGE sem antes o seu aval, foi uma das mágicas que deram início a tantas mágicas nos nossos números.

Como é possível afirmar que atualmente 53% dos trabalhadores brasileiros trabalham na chamada indústria "informal"? Como é possível chegar a esse número? Como é possível estimar o número de desempregados usando um número desses?

No comments: