Sunday, November 12, 2006

Recompensas

Eu gostaria de ser recompensado pelo que faço, mas faço sem esperar por recompensas. Será isso um contra-senso? Não acho, acredito que seja uma posição de honestidade de propósitos. Ou seja, mentiria se dissesse que não gostaria de ter algum tipo de recompensa que viesse dessa minha atividade de escrever, mas afirmo que esse não é o objetivo quando escrevo.

Escreveria - e escrevo! - sem receber nenhum tipo de recompensa, nem mesmo palavras de incentivo. Vejo que muitos hoje escrevem e o fazem melhor do que faço. Além disso, encaro o ato de escrever em si já como uma forma de lazer e sinto-me recompensado só por fazê-lo e, quando muito eventualmente, um leitor mais amável me dirige a palavra, e faz um comentário, digo que isso vale por mil dinheiros.

Se eu fosse mesurar a minha atividade em termos de horas trabalhadas, tantas são as que passo digitando textos ou fazendo pesquisas no computador, sei que o valor a cobrar não seria nada barato; mas não há preços envolvidos nessa tarefa; quem faz por gosto, recebe pelo gosto.

No comments: